terça-feira, 25 de setembro de 2012

RNG - Random Number Generator

Antes de tudo gostaria de esclarecer: RNG não é hack, não tem nada a ver com hack, então leiam o tutorial antes de pensar o contrário.

Introdução:
Quando for capturar um Pokémon, chocar um Egg, ou fazer qualquer outra coisa, o resultado dependerá de uma sequência numérica interna do seu jogo. Cada ação executada (falar com um NPC, capturar um pokémon, mexer no pokétch, etc) faz sua sequência numérica avançar um certo número de casas. Não seria perfeito se soubessemos que ações tomar dentro do jogo para deixar nossa sequência de forma que, por exemplo, o próximo Pokémon viesse Shiny, ou com todos os IVs 31?

Quando você liga o seu jogo, o seu delay começa a avançar em uma taxa de 60 frames [quadros] por seguro e, no momento em que você aperta 'Continue', o tempo que você demorou desde o momento que ligou o jogo, em conjunto com o horário do seu DS, gera um seed¹. Cada seed gera uma lista de frames² com uma seqüência de spreads³ possíveis, o conceito do RNG se baseia em manipular o momento em que você entra no jogo para conseguir um seed que tenha a spread que você quer. a partir de um número indefinido. O RNG é um programa de computador que funciona como se fosse uma calculadora, que define quais ações você deve tomar no jogo para avançar seu Seed e chegar num ponto para obter, por exemplo, um Pokémon Shiny! E é como fazer isso que você verá nesse tutorial.

seed¹ = Seed é um número hexadecimal que é gerado no momento em que você entra no jogo;
frame² = Frame é a posição na lista de um spread. Como os IVs são limitados (6 variações de 31 números), é possível que exista dois frames com IVs iguais, mas a spread não é a mesma;
spread³ = Spread é a combinação de IVs, Nature, Gender, Ability do pokémon.

Obs: Essa versão do RNG funciona para Pokémon Diamond, Pearl, e Platinum.

Alguns conceitos sobre o Seed:
Como dito antes, Seed é como chamamos a sequência numérica interna do seu jogo. O seed é gerado no momento em que você aperta 'Continue' no jogo, para a geração do seed, o jogo se baseia no horário do seu DS e no período que você levou desde o momento em que ligou o jogo até o momento que apertou 'Continue'.

Existem vários tipos de Seed no jogo, e cada um controla os resultados que você vai obter em determinada área. Aqui você entenderá o que faz seu Seed avançar, e quantas casas são levadas em conta por isso. Pular a leitura dessa parte não prejudicará muito o entendimento do funcionamento do RNG, mas uma informação a mais sempre é bom.
Os únicos que serão levados em conta serão o RNG do Day Care (que farão com que os Pokémons venham Shiny, vamos chamar de RNGi [RNG incubadora]), e o Seed para Pokémons Selvagens (que fará com que você encontre Pokémons que tenham excelentes IVs, vamos chamar de RNGs [RNG selvagem]).

Existem algumas ações no jogo que fazem com que o seu RNGi avance:

  • Fatores que fazem o Seed do Day Care avançar:
    - A cada clique duplo no Pokétch #6 (Happiness Checker), o seu RNGi avançará o valor referente a quantos Pokémons você tiver no time multiplicado por dois. Um clique duplo faz os Pokémons do Happines Checker pularem, então podemos dizer que o RNGi irá avançar a cada vez que eles pularem.
    - Ao trocar para o Happiness Checker (do Pokétch #5 ao #6), o seu RNGi também avançará o valor referente a quantos Pokémons você tiver no time multiplicado por dois.
    - A cada vez que você jogar a moeda no Pokétch #15 (Coin Flip), o seu RNGi avançará uma casa. (Não funciona em regiões com Sandstorm, Chuva, e afins)
    - Quando o Day Care gerar um Egg, seu RNGi avançará uma casa.
    - Ao entrar em uma troca Wi-Fi seu RNGi avançará um número indefinido de casas.
    - Ao entrar na Union Room, seu RNGi também avançará um número indefinido de casas.
  • Fatores que fazem o seu RNGs avançar:
    - Caso esteja listado nas páginas que você capturou ou derrotou algum Pokémon, virar as páginas do Journal (Key Item) fará seu RNGs avançar em duas casas .
    - Ao dar 'Continue' no jogo, seu Seed avançará o número de casas conrrespondente a quantos Wandering Pokémons houverem livres no seu jogo. (Wandering Pokémons são Pokémons que andam pelo mapa inteiro, como: Mespirit, Cresselia, Moltres, Raikou, Entei, Suicune, etc)
    - A cada 128 passos que você der em um local onde não se encontre Pokémons selvagens o seu Seed avançará o número de casas referente a quantos Pokémons estiverem no seu time.
    - A cada passo que você der em um local onde possa encontrar Pokémons selvagens (grama, cavernas, etc) o seu Seed avançará uma casa. Caso você vire para trás seu Seed avançará uma casa. Caso você vire para trás e de um passo seu Seed avançará duas casas.
    - Usar Sweet Scent em uma Grama ou Caverna fará seu Seed avançar uma casa. Isso não conta durante uma batalha.
    - Usar Sweet Scent enquanto estiver na Água fará seu Seed avançar duas casas. Isso não conta durante uma batalha.
    - Durante uma batalha seu RNGs avançará uma casa.
    - Ao tentar pescar algum Pokémon e obtiver a menssagem "Not even a nibble..." ou "The Pokémon got away..." seu RNGs avançará uma casa.
    - Quando um NPC (pessoas in-game) se mover, seu RNGs avançará uma casa a cada vez que ele se mover ou virar.


Obs: Avançar uma casa é avançar um FRAME.

Alinhando seu NDS com o horário real:
Para prosseguir com o RNG o horário do seu Nintendo DS deve ser igual ao horário mostrado no seu computador. Isso mesmo, as horas, minutos e segundos devem ser iguais, devem estar perfeitamente sincronizados. Como o Nintendo DS não permite que você mude os segundos, você deverá alterar o horário exibido no seu computador de acordo com o que é mostrado no Nintendo DS*.
Depois que tiver ambos os relógios alinhados você poderá prosseguir para os Tutoriais abaixo.

* = Caso não tenha interesse em mudar o horário do computador, você pode aprender a usar o Emloop [Sugiro que baixe o arquivo do vídeo, pois a versão do youtube ficou encolhida]: http://www.youtube.com.br/user/DarkLynxBR [Procure o vídeo do tutorial emloop].

Trainer ID e SID:
Todos sabemos nosso Trainer ID no jogo, ele pode ser visto no nosso Trainer Card ou no Summary de cada Pokémon que tenhamos capturado. O que muita gente não sabe é que há um outro ID, que fica oculto na database de cada jogo. Este ID é conhecido como Secret ID, ou SID.

Para usar o RNG você precisará saber o seu SID, e para descobrí-lo o próprio RNG conta com uma ferramenta para isso:
Para descobrir o seu SID, abra o RNG e clique em "Chain to SID". Você precisará colocar os dados de no mínimo quatro Pokémons Shiny que conseguiu por meio do uso de PokéRadar, e então o programa apontará seu SID (ou 2~3 possibilidades de SID).

Existem outros métodos, como passar um pokémon -qualquer pokémon- que tenha capturado para um amigo com acesso a um flashcard, para que o mesmo possa conferir o seu SID com programas de edição de save. Ou você mesmo pode fazer isso, caso tenha um flashcard.

Download do RNG:
O RNG pode ser obtido em: http://users.smogon.com/mingot/rngreporter.htm

Como obter Eggs Shiny

O que você vai precisar:
- RNG
- Pokétch #06 (Happiness Checker)
- Pokétch #15 (Coin Flip)
- 5 Pokémon no time.
- Um Pokémon com o move Sweet Scent.
- O Lead do seu time não pode ter a Ability Synchronize, caso contrário os calculos do RNG irão falhar.
- 2 Pokémon que possam breedar (eles não precisam estar com everstone equipada, nem estar no seu time). Importante: Não pode haver nenhum Pokémon depositado no Day Care.


Começando:

======
PASSO 1

Antes de começar coloque o Pokétch na aplicação #05. Ande até um local onde possa encontrar algum Pokémon Selvagem no level 50 ou superior, para evitar problemas, tenha um lead no level 50 e um Repel em mãos, pois assim apenas pokémons acima do 50 irão aparecer, abaixo do 50 não adianta. Salve o jogo e depois desligue.

=======
PASSO 2

Ligue novamente o jogo e clique em continue, olhe para o relógio do computador (que deverá ser o mesmo do Nintendo DS) e anote as horas e os minutos que entrou.

Posted Image

Posted Image

=======
PASSO 3

Depois de dar Continue no jogo, você estará parado no lugar em que tinha salvo (onde possa capturar um Pokémon no level 50 ou superior). Use Sweet Scent e capture um Pokémon qualquer, ficando com um total de 6 Pokémons no time.

=======
PASSO 4

Abra o programa do RNG e clique em "DPPt Seed Finder".

Posted Image

=======
PASSO 5

Vá na aba "Find initial Seed by Stats" e preencha os campos de data e horário:
- Year: Ano exibido no seu NDS.
- Month: Mês exibido no seu NDS.
- Day: Dia exibido no seu NDS.
- Hour: A hora exibida no seu computador (anotada no passo 2) no momento em que você deu continue no jogo.
- Minutes: Os minutos exibidos no seu computador (anotados no passo 2) no momento em que você deu continue no jogo.

Posted Image

Depois preencha os campos seguintes com os dados do Pokémon que você capturou:

Posted Image

Depois disso o RNG apontará o seu Seed inicial, ou seja, o Seed em que seu jogo se encontra atualmente. Como dito na introdução, o Seed é resetado para um número qualquer sempre que você da Continue no jogo.

Posted Image

Selecione o Seed exibido e clique em "OK", no final da janela.

=======
PASSO 6

De volta à janela inicial do RNG, selecione a opção 'DPPt Egg PID (Normal)'. Caso um dos pais não seja do país do jogo (Por exemplo, Ditto japonês em sua Platinum americana), selecione a opção 'DPPt Egg PID (International').

Posted Image

Nos quadros ao lado insira seu ID, SID, e marque a box 'Shiny Only'.

Posted Image

Depois clique em 'Generate' e o RNG irá calcular as possibilidades de Eggs Shiny para você. A Nature do Pokémon é exibida logo ao lado, se não encontrar a Nature desejada desligue o jogo e repita os passos a partir do passo nº 2.

Posted Image

=======
PASSO 7

Quando encontrar a Nature desejada clique sobre ela com o botão direito do mouse e selecione a opção "Calculate Pokétch Taps".

Posted Image

O RNG apontará quantos cliques você deverá dar em cada aplicação do Pokétch (Happiness Checker e Coin Flip).
Note que quanto menor for o Frame (veja última imagem do passo 6), menos cliques você deverá dar no Pokétch. Então caso queira um Frame pequeno também terá que repetir os passos até que encontre um.

Posted Image

=======
PASSO 8

Agora você já pode começar a dar os cliques apontados pelo RNG. Como pedido no passo 1, seu Pokétch estará na aplicação #5, então mude ele para o aplicativo #6 [Se for Platinum, aperte o botão para baixo] e dê o número de cliques duplos exigidos. um clique duplo conta quando os Pokémons do Happiness Checker derem um salto, os cliques devem ser feitos em um espaço vazio. Um exemplo de espaço vazio é o mostrado na imagem abaixo:

Posted Image

Depois de ter dado os cliques duplos mude para o Pokétch #15 (Coin Flip) sem deixar que o pokétch mostre outro aplicativo, para fazer isso, basta apertar o botão de trocar aplicativo rapidamente. Isso é importante, pois se o pokétch parar em outro aplicativo, seu frame irá avançar erroneamente. Em seguida, jogue a moeda o número de vezes exigidos pelo RNG.

Posted Image

É importante que você não perca a conta nem ultrapasse os cliques no Pokétch, caso contrário terá que começar tudo de novo desde o passo 2.


=======
PASSO 9

Depois de ter feito todos os passos corretamente é hora de fazer o seu breed.
Use o HM Fly e voe até Solaceon (é importante que você voe para Solaceon, pois encontrar um Pokémon ou batalhar com um npc irão estragar o seu Seed). Voar para Solaceon ou pegar os pais numa Box do PC não afetam o seu RNGi.

Pegue os pais que irão cruzar e deposite-os no Day Care. Ande um pouco até que o Egg fique pronto.
NÃO PEGUE O EGG AINDA!

Depois que o Egg tiver ficado pronto vá até o homem do Day Care e salve o jogo na frente dele. Dessa forma você poderá resetar o seu jogo para buscar por bons IVs para o seu Pokémon Shiny (claro que para isso você precisará ter no mínimo uns 40 Rare Candies para checar os IVs). Se não quiser resetar por IVs simplesmente pegue o Egg.

Ande com seu Egg e depois de um tempo ele irá chocar, e, se você fez tudo certo, você terá um Pokémon Shiny em mãos!                

Calibração e acertando o Target Time (tempo alvo)

O entendimento dessa etapa é necessária para os dois seguintes guias:
Como chocar Eggs com Pokémon Perfeitos
Como capturar Pokémon Perfeitos

Então faça a calibração e tome nota do Delay e do número de Segundos. Você precisa chegar em um resultado padrão durante o guia "Como chocar Eggs com Pokémon Perfeitos" e "Como capturar Pokémon Perfeitos" seguindo os mesmos passos da Calibração. Então leia com atenção para entender bem o processo.

======
Geralmente este método é usado para capturar Pokémon lendários com excelentes IVs. Não pense que será tão fácil quanto conseguir um Egg Shiny, pois exigirá muito persistência, mas o resultado será mais do que recompensador.
Como você já deve saber, ao ligar o Nintendo DS você receberá um valor randômico como Initial Seed, para isso são levados em conta dois fatores:

  • Target Time: É o tempo exato em que você deve apertar A para dar Continue. Você aprenderá a calculá-lo ao longo do tutorial para que possa obter Pokémon perfeitos.
  • Frame: É a lista de Pokémon que serão encontrados de acordo com o seu Initial Seed. Um bom Frame permite que você encontre Pokémon com bons IVs.
  • Delay: É o número de segundos que demoram entre o jogo iniciar (o jogo é iniciado quando aparece a tela branca) e você dar Continue multiplicado por 60. Pode-se dizer que a cada segundo passam 60 Delays.

Posted Image

======

Importante! Lembre-se sempre de ajustar o DS de forma sincronizada com um relógio em segundos. Para isso, deixe o DS 1 minuto acima do mostrado pelo relógio (externo ou do PC com segundos detalhados) e então clique no botão A exatamente quando o ponteiro desse relógio chegar ao 0 (zero) segundos. Ou seja, ambos relógios estarão perfeitamente sincronizados e mostrarão o mesmo número em segundos. Durante o guia, sempre que for mudar a hora do DS (independente do dia e hora), ajuste sempre os segundos para serem sincronizados. Assim você terá um alto nível de precisão e rapidez durante o processo.

Posted Image

Um relógio externo com um bom mostrador de segundos, ou então, um relógio analógico como mostrado acima.

======

Essa etapa preparatória é chamada de Calibração, e é um pouco parecida com os passos para conseguir um Egg Shiny (passo 1~6). Lembre-se que, nesse ponto, o seu Pokémon com Synchronize não pode estar como lead no time.
- Salve o jogo em um local onde você possa capturar um Pokémon no level 50 ou superior e desligue.
- Assim que o relógio virar para o próximo minuto ligue o jogo e fique apertando A da maneira que quiser, mas lembre-se que você terá que apertar dessa maneira todas as vezes, então é bom assumir um 'passo', a maior parte das pessoas aperta o mais rápido possível. Anote o horário do seu computador no momento em que deu Continue.
[Uma dica é se dar um tempo, como você resetará sempre em 0 segundos, se o seu jogo chega na tela continue em 14, pare e respire até o relógio virar para...17, digamos, e então aperte em 'Continue', isso fará com que seu delay seja sempre parecido ou igual]

Atenção: Você deve resetar/iniciar o jogo exatamente aos 0 (zero) segundos, para que tenha um resultado de 'segundos' sempre igual, é possível fazer o RNG em segundos diferentes, mas a princípio, aprenda primeiro a fazer em um tempo 'pré-determinado'.
- Use Sweet Scent e capture um Pokémon qualquer (level 50 ou superior).
- Abra o programa do RNG e clique em "DPPt Seed Finder".

Posted Image

- Vá na aba "Find Initial Seed by Stats" e preencha os campos de data e horário.

Posted Image

Posted Image

- Clique em Find que você terá a seguinte tela:

Posted Image

Perceba que quando você faz esse processo para encontrar seu Initial Seed também consegue encontrar o Delay e os Segundos do relógio no momento em que deu Continue. Também veja que foi possível obter um Delay pequeno pois você ficou apertando A desesperadamente, mas o Delay dificilmente é sempre o mesmo (mesmo que você sempre fique apertando A desesperadamente), então é recomendado que você repita esse processo mais uma vez para encontrar os Segundos e o Delay médios que você geralmente demora para dar inicio ao jogo. Um valor comum é algo entre 13~15 segundos e 602 à 610 de delay.

Obs: Seu delay quase sempre será ou par ou ímpar, caso ele alterne, tente zerar o jogo mais uma vez e remover qualquer cartucho do 2º slot do seu DS. Caso você coloque um cartucho de 3º geração no seu DS, seu delay mudará de par para ímpar e vice-e-versa.

Depois de ter entendido a fase de Calibração vamos seguir com o Tutorial.                

Como chocar Eggs com Pokémon Perfeitos

Escrito pelo MonsterHawk, editado e detalhado por BLUESPEED, revisado por DarkLynx.

===

Introdução


Aqueles que têm resetado por IV’s em Emerald poderão notar algumas similaridades com reset de IV’s em DPPt. Ambas técnicas requerem um certo timing para gerar os spread desejados, mas onde Emerald teria apenas duas variáveis (pais e tempo entre o reset e a obtenção do ovo), DPPt possui quatro:
- Os pais que estão no Daycare;
- Hora e data no DS ao entrar no jogo (dar continue);
- O delay entre resetar e a entrada no jogo (continue);
- Frame correto, ou o número de chamadas ao RNG entre entrar no jogo e obtenção do ovo.

Essas variáveis a mais farão o reset de IV’s em DPPt algo complicado, mas que com persistência e paciência poderá ser feito.


Pré-requisitos


1. RNG Reporter

2. Rare Candies o suficiente para checar seus IV’s. Quem tiver um número limitado poderá salvar na Rota 225, 226, 227, ou qualquer outro lugar com Pokémons de nível alto, pois eles poderão ter os IV’s verificados de maneira mais fácil.

NOTA: Use Calculadora de IV's PokeEvo ou MetalKid's IV Checker para melhores resultados.

3. Um Pokémon com Sweet Scent (não é absolutamente necessário, você pode fazer sem usá-lo, mas é bom mencionar já que essa é uma forma extremamente eficiente para começar).

4. Um par de pais compatíveis e com o maior número de IV’s alvos possíveis (caso queira um pokémon com 31 em tudo, quanto mais 31 os pais tiverem, mais fácil vai ser).

5. Um relógio externo com um bom mostrador de segundos. Ou então um relógio analógico como mostrado abaixo:

Posted Image

Importante! Lembre-se sempre de ajustar o DS de forma sincronizada com esse relógio em segundos. Para isso, deixe o DS 1 minuto acima do mostrado pelo relógio (externo ou do PC com segundos detalhados) e então clique no botão A exatamente quando o ponteiro desse relógio chegar ao 0 (zero) segundos. Ou seja, ambos relógios estarão perfeitamente sincronizados e mostrarão o mesmo número em segundos. Durante o guia, sempre que for mudar a hora do DS (independente do dia e hora), ajuste sempre os segundos para serem sincronizados. Assim você terá um alto nível de precisão e rapidez durante o processo.

6. Você deverá ter pelo menos uma página do "Journal" com a mensagem de que você capturou/derrotou um Pokémon. Não importa em que página esteja e nem que exista mais de uma página com essa mensagem.


Fase Inicial de Calibração

Use os passos de calibração mencionados no post do Haô para obter a informação necessária. Esses passos só precisarão ser executados até que você tenha uma idéia do seu 'delay' médio, que é o delay que você sempre vai buscar durante todo o processo, então tenha certeza de que está fazendo da maneira correta.

Fase de Calibração de Frame

Agora que você conseguiu alguns dados sobre seu "Delay" aproximado e pode resetar de forma exata para atingir os segundos especificados, é hora de descobrir o "Frame" que você pode conseguir consistentemente com um determinado "Save" (jogo). Siga os passos abaixo para calibrar o "Frame".

1. Coloque os parentes no daycare. Quanto mais próximos dos IV’s desejados os parentes forem melhor será. Anote os IV’s exatos dos Pokémons que você colocou no daycare e a ordem em que eles foram colocados lá.

2. Ande por Solaceon e pelas rotas próximas até que o velhinho do day-care esteja com seu ovo (Você sempre precisará falar com ele para ter certeza que ele tem o ovo, mas NÃO PEGUE O OVO AINDA).

3. Salve seu jogo na frente do velhinho do day-care antes de pegar o ovo.

4. Após salvar, pegue e choque o ovo e verifique se a "Nature", "Ability" e "Gender" (Sexo) estão de acordo com o desejado. Senão liberte o Pokémon e volte ao passo 2, até que consiga o Pokémon desejado.
Uma idéia nesse ponto é fazer a parte inicial do Guia para obter egg Shinys para ter a Nature, Ability e Gender definidos, sem a necessidade de ficar tentando por tentativas. Marcando a caixa de "shiny only" caso seja para vir Pokémon Shiny ou não marcar ela caso queira um Pokémon normal.

5. Se o Pokémon chocado possuir a Nature, Ability e Gender corretos você pode desligar o DS sem salvar o jogo de novo.

6. Ligue o DS e mude a data para pelo menos 2 dias a mais do que a data presente. Isso fará com que o "Journal" apareça ao entrar no jogo.

7. Resete o jogo, e pare na tela do "Journal", nesse ponto o seu seed já foi gerado e seu frame só começará a avançar após você cancelar o “journal” (apertando start). Lembre-se de falar com o velhinho do day-care o mais rápido que você conseguir já que o "Frame" começa a aumentar assim que o "Journal" é cancelado (pois existem muitos NPC’s visíveis no mapa).

8. Capture um Pokémon selvagem e use o mesmo para encontrar a "Seed" inicial.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Não esqueça de tomar nota dos Segundos e o Delay que você está tendo:
Posted Image

9. Selecione "Breeding (DPP)" e então clique em "Generate" utilizando o "Seed" inicial encontrado.

Posted Image

10. Choque seu Pokémon e verifique se seus IV’s foram suficiente para encontrar qual "Frame" você conseguiu acertar com as distribuições de IV's geradas. Enquanto verificar as distribuições de IV's no RNG Reporter, lembre-se de que 'A' mostra os IVs que foram herdados do primeiro parente a ser colocado no daycare, e 'B' mostram os IVs herdados do segundo parente.

Posted Image

11. Repita os passos 7 a 10 de 4 a 5 vezes, sempre sem salvar, anotando o número do "Frame" do ovo cada uma das vezes. Esses números serão usados nos próximos passos para encontrar as distribuições adequadas e que poderão ser alcançados com mais facilidade. Vale lembrar que esse frame não é como o seu delay, cada ovo poderá ter um frame diferente.

Selecionando as Distribuições

Agora que você conseguiu alguns dados sobre seu "Delay" aproximado e pode resetar de forma exata para atingir os segundos especificados, e tem noção do "Frame" que você está obtendo para esse ovo em particular, é hora de encontrar uma boa distribuição de IVs. Para começar, abra a janela "DPP Time Finder" no RNG Reporter e então selecione a aba "DPP Egg IVs".

Posted Image

Os dados a serem inseridos no Time Finder são:
- Ano;
- Mês;
- Segundos;
- Variação do Delay;
- Frame.

Posted Image

- Ano e Mês pode ser qualquer valor desejado, mas lembre-se que essa será a data em que o Pokémon foi encontrado, então seja razoável ao escolher.

- Nos Segundos devem ser colocados os valores encontrados durante a fase de calibração. Isso permitirá que você resete no minuto necessário da forma correta, o que tornará as coisas mais fáceis para os iniciantes.

- A variação de "Delay" deverá ser mais ou menos o valor obtido na fase de calibração. Lembre-se: quanto maior a variação, mais lento o programa executará, já que haverá mais dados para serem calculados.

- O "Frame" deverá ser o número com maior ocorrência durante a etapa 11 do tutorial.

Insira os dados listados acima nos campos apropriados. Selecione a distribuição desejada e clique em "Generate". Note que quando a lista de distribuições for gerada aparecerá 'A' referindo-se ao primeiro parente colocado no day-care e 'B' referindo-se ao segundo. Se tudo der certo, você poderá agora escolher entre as datas listadas uma que tenha boas distribuições de IVs.

Posted Image

Se nenhum dado aparecer ou nenhuma distribuição for adequada para os parentes que você colocou no daycare, adicione 2 ao "Frame" e tente novamente, repetindo quantas vezes forem necessárias até encontrar um resultado positivo (para este caso que é importante que no seu journal apareça e que tenha dados de um pokémon capturado ou derrotado, lembram? Ele avança o RNG em 2 cada vez que você passa por uma página com esses dados!).

Soft Resetting para o resultado final

Dados da fase de calibração inicial

Exemplo:
Segundos: 15
Delays: 600-610
"Frame" da fase de Calibração de Frames: 6
IV’s dos Parentes:
B: 31 / 31 / 31 / x / 31 / 31
A: 31 / 31 / 31 / x / 31 / x
IV’s desejadas do bebê: 31 / 31 / 31 / x / 31 / 31
Ano: 2009
Mês: Abril (4)

Usando o "time finder", primeiro procuraremos por resultados nos "Frames" 6, 8, 10, e 12 antes de finalmente encontrar um "target frame" e "target time" adequados:

SEED: 710F026A
DATA: 2009/04/24
HORA: 15:02:15
DELAY: 609
FRAME: 12
DISTRIBUIÇÃO: A/A/A/20/31/31

Essa distribuição nos daria um bebê com IVs 31 / 31 / 31 / 20 / 31 / 31.

Você pode clicar com o botão direito do mouse neste "Frame" e selecionar a opção "Generate Adjacent Results". Isso trará uma lista de resultados próximos que ajudarão a encontrar onde você estará quando pegar um ovo sem te dar o trabalho de capturar outro Pokémon para fazer essa determinação.

Posted Image

Posted Image

1. Inicie seu ciclo de "soft resets", lembrando sempre de ajustar o relógio do DS todas as vezes, para que a hora que você der “Continue” (seu "target time") coincida exatamente com a hora gerada pelo "time finder". Lembre-se de resetar sempre EXATAMENTE aos 0 (zero) segundos.

2. Vire para uma pagina do "Journal" (flip) que contenha a mensagem de que um Pokémon foi capturado/derrotado. Faça isso três vezes para avançar o "Frame" de 6 para 12. Nem mais, nem menos. Não conte a aparição inicial do "Journal" como uma página virada. Cada virada para uma página com a mensagem de capturado/derrotado avança 2 casas no "Frame", então ajuste de acordo com sua base de calibração de "Frame" e seu "target frame".

3. Feche o "Journal" e pegue o ovo o mais rápido que puder.

4. Agora você tem a opção de chocar o ovo para checar os IVs, ou mudar para o aplicativo #15 do Pokétch e testar se você ao menos está no seed certo, caso não esteja, seu ovo provavelmente não será do jeito que quer, então pode repetir os passos 1 a 3 direto. Caso você queira ver sua “margem de erro', faça o passo 4,5:

4,5. Encontre sua localização (segundos, delay, e frame) na lista de resultados adjacentes baseados nos IVs do ovo ou repetindo o passo 11. Note que você poderá clicar com o botão direito do mouse na lista de resultados adjacentes para exportar a lista inteira para um arquivo CSV. Esse arquivo pode ser aberto no bloco de notas ou em uma planilha excel, o que facilitará na procura de resultados satisfatórios.

5. Se o bebê do ovo não tiver os IV’s desejados repita os passos 1 a 4 até obter o resultado desejado.

Como capturar Pokémon Perfeitos


O que você vai precisar:
- RNG
- Um relógio externo (preferencialmente o do seu computador, que deve estar alinhado com o do NDS) onde você possa ver os segundos.
- Pokétch #15 (Coin Flip)
- 3 ou 5 Pokémons no time.
- Um Pokémon com o move Sweet Scent.
- Um Pokémon com a Ability Synchronize, ele deve ter a Nature do Pokémon que deseja capturar com IVs perfeitos. Ele não deve estar como Lead no seu time.
- Vários Max Repels.
- Caso sejam pokémons selvagens do método J (como o Porygon na Trophy Garden da Platinum), você precisará de um conhecimento sobre 'Encounter Slots', mais explicados no post inicial [Em breve].


Começando:

======
PASSO 1 - CALIBRAÇÃO:
======

Geralmente este método é usado para capturar Pokémon lendários com excelentes IVs.
Como você já deveria saber, ao ligar o Nintendo DS você receberá um valor randômico como Initial Seed, para isso são levados em conta dois fatores:

  • Target Time: É o tempo exato em que você deve apertar A para dar Continue. Você aprenderá a calculá-lo ao longo do tutorial para que possa obter Pokémon perfeitos.
  • Frame: É a lista de Pokémon que serão encontrados de acordo com o seu Initial Seed. Um bom Frame permite que você encontre Pokémon com bons IVs.
  • Delay: É o número de segundos que demoram entre o jogo iniciar (o jogo é iniciado quando aparece a tela branca) e você dar Continue multiplicado por 60. Pode-se dizer que a cada segundo passam 60 Delays.

Posted Image

======

Importante! Lembre-se sempre de ajustar o DS de forma sincronizada com um relógio em segundos. Para isso, deixe o DS 1 minuto acima do mostrado pelo relógio (externo ou do PC com segundos detalhados) e então clique no botão A exatamente quando o ponteiro desse relógio chegar ao 0 (zero) segundos. Ou seja, ambos relógios estarão perfeitamente sincronizados e mostrarão o mesmo número em segundos. Durante o guia, sempre que for mudar a hora do DS (independente do dia e hora), ajuste sempre os segundos para serem sincronizados. Assim você terá um alto nível de precisão e rapidez durante o processo.

Posted Image

Um relógio externo com um bom mostrador de segundos, ou então, um relógio analógico como mostrado acima.

======

Essa etapa preparatória é chamada de Calibração, e é um pouco parecida com os passos para conseguir um Egg Shiny (passo 1~6). Lembre-se que, nesse ponto, o seu Pokémon com Synchronize não pode estar como lead no time.
- Salve o jogo em um local onde você possa capturar um Pokémon no level 50 ou superior e desligue.
- Assim que o relógio virar para o próximo minuto ligue o jogo e fique apertando A da maneira que quiser, mas lembre-se que você terá que apertar dessa maneira todas as vezes, então é bom assumir um 'passo', a maior parte das pessoas aperta o mais rápido possível. Anote o horário do seu computador no momento em que deu Continue.
[Uma dica é se dar um tempo, como você resetará sempre em 0 segundos, se o seu jogo chega na tela continue em 14, pare e respire até o relógio virar para...17, digamos, e então aperte em 'Continue', isso fará com que seu delay seja sempre parecido ou igual]

Atenção: Você deve resetar/iniciar o jogo exatamente aos 0 (zero) segundos, para que tenha um resultado de 'segundos' sempre igual, é possível fazer o RNG em segundos diferentes, mas a princípio, aprenda primeiro a fazer em um tempo 'pré-determinado'.
- Use Sweet Scent e capture um Pokémon qualquer (level 50 ou superior).
- Abra o programa do RNG e clique em "DPPt Seed Finder".

Posted Image

- Vá na aba "Find Initial Seed by Stats" e preencha os campos de data e horário.

Posted Image

Posted Image

- Clique em Find que você terá a seguinte tela:

Posted Image

Perceba que quando você faz esse processo para encontrar seu Initial Seed também consegue encontrar o Delay e os Segundos do relógio no momento em que deu Continue. Também veja que foi possível obter um Delay pequeno pois você ficou apertando A desesperadamente, mas o Delay dificilmente é sempre o mesmo (mesmo que você sempre fique apertando A desesperadamente), então é recomendado que você repita esse processo mais uma vez para encontrar os Segundos e o Delay médios que você geralmente demora para dar inicio ao jogo. Um valor comum é algo entre 13~15 segundos e 602 à 610 de delay.

Obs: Seu delay quase sempre será ou par ou ímpar, caso ele alterne, tente zerar o jogo mais uma vez e remover qualquer cartucho do 2º slot do seu DS. Caso você coloque um cartucho de 3º geração no seu DS, seu delay mudará de par para ímpar e vice-e-versa.

Depois de ter entendido a fase de Calibração vamos seguir com o Tutorial.


======
PASSO 2

Antes de começar lembre-se que você deve ter um número impar de Pokémons no time (3 ou 5). Deixe o Pokétch #15 aberto. Passe o Pokémon com Synchronize para o primeiro slot do seu time, dessa forma ele ficará como Lead.
Ande até o local em que se encontra o Pokémon que deseja capturar com IVs perfeitos e fique frente a ele (não importa se você tiver que usar Fly para chegar nesse lugar, nem se for encontrar um Pokémon selvagem pelo caminho, ou tiver que interagir com outros personagens in-game). Chegando lá salve o jogo e desligue.

======
PASSO 3

Abra o RNG Reporter e clique em “DPPt Time Finder”

Posted Image


Clique na opção "DPPt Capture" e depois preencha os campos da direita com sua ID e Secret ID.
Em "year" coloque o ano em que se encontra o calendário do seu Nintendo DS.
Em "Max Frames" deixe 1000 (um número maior aumentaria muito o grau de dificuldade, mas pode ser usado). Dica do Lynx: É interessante destacar que quando maior o delay, menor o frame, então é possível conseguir spreads que normalmente seriam 'impossíveis' simplesmente aprendendo a usar o emloop ;)
Em "Max/Min Delays" coloque um valor mínimo e máximo que estejam sua Delay médio (visto na fase de Calibração). Por exemplo: Se o seu Delay médio é 626 você pode colocar os valores 620~640.
Em Method deixe a opção "Method J", que é a usada para capturar Pokémons Lendários. Caso contrário escolha a outra opção.
Em "Syncr" marque a Nature do seu Pokémon com Syncronize.
Em Nature marque a Nature do Pokémon que deseja capturar, obviamente a mesma que a do Pokémon com Syncronize.
Nos campos de IVs a direita marque a faixa de IVs que deseja obter no Pokémon.

Depois de preenchidos os campos clique em "Generate" e espere que o programa carregue a lista de possibilidades. Isso vai demorar alguns minutos, seja paciente.

Posted Image

=======
PASSO 4

Quando terminar, o RNG exibirá uma lista enorme de possibilidades de Pokémons para capturar, juntamente com seu Frame e características (Nature, Ability, IVs, Hidden Power).




Clique com o botão direito do mouse em uma opção que lhe agrade e vá em "Generate Times".
Em seguida será exibida uma tabela com varias datas, o seu Initial Seed e o Delay. Escolha apenas uma data e anote todos esses valores (Frame, Data, Initial Seed, Delay) em algum lugar (um pedaço de papel, no bloco de notas do computador, etc).




A hora apontada pelo RNG será o seu Target Time, e o Delay será o Delay que você deverá atingir ao ligar o jogo.

=======
PASSO 5

Agora vamos calcular o que chamamos de Target Frame (que será necessária mais adiante), basta usar a seguinte equação:

Frame Alvo = Frame - Nº de Roaming Pokémon - Frame do Pokémon

Onde:
- Frame é o valor anotado no passo 4.
- Nº de Roaming Pokémon (mais informações no quadro abaixo).
- Frame do Pokémon é o valor que é retirado do seu Frame ao encontrar um Pokémon lendário ou selvagem (abaixo há uma lista com esses valores).

Nº de Roaming Pokémons
É o número de Pokémon que percorrem o mapa todo, que já foram soltos, mas ainda não foram capturados.
Por exemplo, em Platinum eles são: Mesprit, Cresselia, Zapdos, Moltres e Articuno.


Frame do Pokémon
É o valor que é retirado do seu Frame ao encontrar um Pokémon lendário ou selvagem, segue a lista de valores:

- Method J

Pokémon | Frame do Pokémon | NPCs Andando que Atrapalham o FRAME

  • Pokémon na Grama achado com Sweet Scent | 2 |Depende da Área
  • Pokémon em Cavernas e Construções achado com Sweet Scent | 2 |Depende da Área
  • Pokémon na Água achado com Sweet Scent | 3 |Depende da Área
  • Pokémon Pescado | 4 |Depende da Área
  • Honey Tree Pokémon |2 |Depende da Área
  • Drifloon |1 |Não
  • Rotom | 1 |Não
  • Palkia |1 | Não
  • Dialga |1 |Não
  • Azelf |1 |Não
  • Uxie | 1 | Não
  • Heatran |1 | Não
  • Giratina no Distortion World | 121 |Não
  • Giratina em Turnback Cave | 1 |Não
  • Darkrai |1 |Não
  • Arceus | 1 |Não
  • Regigigas |1 |Não
  • Registeel |1 |Não
  • Regirock |1 |Não
  • Regice | 1 |Não
  • Shaymin |1 |Não

=======

- Method 1

Cresselia
Frame: 5

Mespirit
Frame: 5

Moltres
Frame: 1

Zapdos
Frame: 6

Articuno
Frame: 11

Fossils
Frame: 1

Porygon (Casal em Veilstone; Platinum)
Frame: 1


Um exemplo desse cálculo é o seguinte:

  • O frame dos iv's que quero é 760. No meu jogo somente a Cresselia está solta. Quero capturar um Shaymin (Frame do Pokémon = 1).

    Logo temos a seguinte equação:

    Frame Alvo = Frame - Nº de Roaming Pokémon - Frame do Pokémon
    (X) = (760) - (1) - (1)
    X = 758

    Meu frame alvo então será 758.

Anote esse valor em algum lugar e prossiga com o tutorial.

=======
PASSO 6

Agora é a hora de deixar seu Nintendo DS nas condições apontadas pelo RNG.
- Mude a data do NDS para a data apontada pelo RNG (dia, mês e ano).
- Mude as horas e os minutos para um valor próximo do apontado pelo RNG, também alinhando esse valor com um relógio externo. (coloque sempre o horário cerca de 5 minutos antes)


Por exemplo, você tem as seguintes informações:
Ano: 2009
Mês: 1
Dia: 2
Hora: 17
Minutos: 45
Segundos: 19

Isso quer dizer que você deve mudar a data do NDS para 02/01/2009, e ajustar os relógios (relógio externo e o do NDS) para um horário um pouco antes do apontado pelo RNG (para que de tempo de ligar o jogo e ficar preparado para dar Continue quando for exatamente esse horário), um exemplo de horário seria 17:43.

=======
PASSO 7

Agora começa a parte mais chata do tutorial, pois você deverá atingir o Target Time e o Delay apontados pelo RNG. Atingir o Target Time é simples, você não terá dificuldades de ligar o NDS no momento apontado pelo RNG, mas atingir o Delay necessário é extremamente difícil, você pode demorar vários minutos, ou até horas para conseguir, por isso foi dito no início do tutorial que conseguir Pokémons perfeitos depende bastante da sua persistência.

Agora imagine, seguindo o exemplo acima, você deve ligar o jogo e apertar A para dar Continue quando forem exatamente 17:45:19h.
Lembra-se do início do tutorial? Onde foi pedido para que você encontrasse o tempo médio mínimo que você demora para carregar o jogo. Você deverá aplicá-lo aqui.
Se o tempo médio que você demora para ligar o jogo e, enquanto estiver apertando A desesperadamente, dar Continue for de 14 segundos então temos que subtrair esse valor do nosso Target Time.
17:45:19 - 00:00:14 = 17:45:05

Para que o horário seja exato é recomendado que você use a ferramenta de Soft Reset do seu jogo, apertando L + R + Start + Select ele irá resetar e retornar para a tela da intro, feito isso é só começar a apertar A rapidamente para que o jogo ligue e atinja o Target Time requerido. Como demora cerca de 1s para que o jogo se soft resete também temos que subtrair esse tempo da nossa conta.


Com os exemplos dados temos que:
- Você deve resetar o NDS quando forem 17:45:04h
- O jogo irá abrir novamente quando forem 17:45:05h
- Apertando desesperadamente A você conseguirá dar continue quando forem 17:45:19h

Pronto, atingimos nosso Target Time.
No próximo passo você aprenderá a ver se atingiu o Delay necessário.

=======
PASSO 8

Com o RNG podemos calcular se conseguimos atingir o nosso Target Time e Delay corretos, e para fazer essa verificação precisaremos usar o Pokétch #15 (Coin Flip).

Nesse momento você já deu Continue no jogo, agora abra o RNG e selecione a opção "DPPt PID Egg(normal)".
Mude os "Max Results" para 10, coloque o valor do Initial Seed que você anotou ao longo do tutorial e clique em "Generate".
Note que em um campo serão exibidas as palavras 'Heads' ou 'Tails'




Esses são os resultados que você deve obter com os Coin Flips. Jogue a moeda do Pokétch #15 dez vezes, e, se os resultados seguirem a ordem exibida pelo RNG, parabéns, você conseguiu atingir seu Delay.

Caso os resultados não batam com os mostrados no RNG você deve tentar resetar o NDS novamente, mudando, é claro, o horário para o que foi pedido pelo RNG no passo nº 4.

=======
PASSO 9

Agora que você atingiu o Target Time e Delay necessários você deverá avançar o seu Target Frame, que fora calculado no passo nº3. Para isso você pode usar dois possíveis métodos:

  • Usando o Key Item "Journal": A cada vez que você for em uma página do Journal em que está escrito que você capturou ou derrotou um Pokémon, o seu Target Frame é avançado em 2 casas.
    Alguns exemplos desses dizeres são:

    'Caught a female BIDOOF.'
    'Caught AZELF (LATE NIGHT).'
    'UXIE was caught (DAY).'
    'Defeated a male BIDOOF.'

    Esse é o método mais simples, por isso é o mais recomendado para ser usado.

  • Andar em áreas onde não há Pokémons selvagens: A cada 128 passos que você der o Target Frame avançará o número de casas referente a quantos Pokémons estiverem no seu time. Se for usar esse método é importante que você ande exatos 128 passos para que todo o seu trabalho não tenha sido a toa. Foi exigido que você tivesse 5 Pokémons no time caso precisasse avançar um número impar no seu Target Frame através desse método.

  • Andar em áreas onde há Pokémons selvagens: A cada passo o RNG avança em 1 casa. Se você virar o RNG também avançará uma casa. Virar e andar em um único movimento faz o RNG avançar em 2 casas.



Use qualquer combinação disso para avançar o seu RNG no valor necessário. É recomendado que você use o método do Journal apenas pelo fato de ter menos chances de erro, mas caso seu Target Frame seja um número impar você precisará usar os outros métodos também.

No nosso exemplo o nosso Target Frame foi de 758. Na primeira página do Journal tenho a menssagem de que capturei um Bidoof e Azelf, e na segunda página é mostrado que capturei um Uxie e derrotei um Bidoof, então é só ficar invertendo essas páginas até atingir o valor necessário.
Cada página avança o Target Frame em 2 casas, então precisaremos ficar invertendo as páginas do Journal 379 vezes.
Isso é apenas um exemplo, você deve calcular quantas vezes deve trocar as páginas do Journal de acordo COM O SEU Target Frame.

=======
PASSO 10

Quando chegar na Target Frame necessária capture o Pokémon.



0 comentários:

Postar um comentário

Cálculo de IMC

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m
End World © 2009 Template by:
DownLivre
▲ Topo