segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Entenda as principais siglas do seu extrato bancário

Acompanhar as movimentações de sua conta corrente é fundamental para manter o orçamento em ordem e evitar surpresas desagradáveis. E a melhor forma de fazer isso é consultar periodicamente seu extrato bancário via caixa eletrônico, internet ou telefone. Mas você sabe o que significam todas aquelas siglas?

Na verdade, elas variam muito de banco para banco e uma boa dica é perguntar para um daqueles atendentes que ficam de prontidão nos caixas eletrônicos ou até entrar em contato com o SAC da instituição financeira por telefone. Muita gente tem vergonha de tirar esse tipo de dúvida, sem saber que ela é muito comum.

Por isso, listamos aqui algumas das principais siglas que aparecem nos extratos bancários para ajudá-los a entender melhor o funcionamento da sua conta. Confira:


No azul ou no vermelho?

Se os extratos fossem coloridos, ficariam muito mais fácil identificar se ainda temos dinheiro na conta ou se já extrapolamos naquele mês. Alguns bancos trazem um sinal de negativo na frente do saldo para identificar que já entramos no cheque especial. Outros, entretanto, acabam somando o nosso saldo ao limite de crédito disponível, dando-nos a ilusão de que temos mais dinheiro do que na realidade.

A regra geral, entretanto, é utilizar as letras D para o saldo devedor e para os débitos (o dinheiro que sai da conta) e C para o saldo credor e para os créditos (o dinheiro que entra na conta).


Conta corrente ou poupança?

Como muitas vezes essas duas contas estão vinculadas, para saber qual delas você está consultando naquele momento, atente para as siglas C/C para conta corrente e C/I para conta investimento, como é chamada a conta poupança em alguns bancos.

Outra dica interessante é saber que quando cai uma despesa na sua conta corrente e você está sem saldo, se tiver algum dinheiro guardado na poupança, este costuma ser transferido automaticamente para cobrir o saldo vermelho da sua conta corrente. Essa operação se chama Baixa Automática e costuma ser identificada no extrato pela sigla bx Aut.


Dinheiro que entra

Todo o dinheiro que entra na sua conta é creditado (letra C, lembra?) de três formas principais: através de um depósito, de uma transferência ou de um DOC ou TED. O depósito (dep) acontece quando uma pessoa vai até uma agência do seu banco e deposita a quantia em dinheiro (dep dinh) ou cheque (dep ch).

A transferência (tb ou tbi, quando feita pela internet) é feita eletronicamente, pela internet ou pelo caixa eletrônico, se a pessoa tiver conta no mesmo banco que você. Já o DOC ou o TED também são feitos eletronicamente, mas são realizados quando a pessoa tem conta em um banco diferente do seu.


Dinheiro que sai

Se você vai mandar dinheiro para alguém por meio de depósito ou transferência do mesmo banco ou de bancos diferentes, valem as mesmas siglas do tópico anterior. Só atente para a letra D (de débito) na frente dos valores.

Outras despesas que podem aparecer no seu extrato são o pagamento de boletos (pagto/pgto/pag/pg cobrança), o débito automático (DA), que acontece quando programamos o pagamento mensal de nossas contas, e o cheque compensado (ch compensado), que é quando o dinheiro que nos comprometemos em pagar ao assinar um cheque efetivamente sai da nossa conta.


Tarifas e encargos

Ao abrir uma conta corrente, você adquire um pacote de serviços e, se esse pacote não for o de serviços prioritários (não sabe o que é isso? Clique aqui), você terá de pagar uma tarifa mensal. Se fizer mais saques ou tirar mais extratos do que o seu pacote permite, você poderá ser taxado.

As siglas mais comuns para as tarifas desse tipo são trf ou tar. Elas também podem aparecer no formato de encargos, com a sigla enc. A quantidade e o valor das tarifas e encargos varia conforme o tipo de conta. Então se você tiver dúvida sobre o que está sendo cobrado de você, não hesite em contatar o seu gerente. Ele tem a obrigação de esclarecer cada uma dessas taxas e até de estorná-las no caso de cobrança indevida. Fique atento!

Outra sigla com que você pode já ter se deparado no seu extrato é a iof, que quer dizer Imposto Sobre Operações Financeiras. Ele é cobrado quando você contrata qualquer tipo de empréstimo, como acontece, por exemplo, quando você entra no cheque especial.

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