sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Os 5 perfis mais comuns de ex-namoradas

Por Bianca Justiniano
 
Uma amiga costumava dizer que "ex boa é ex morta". Um pouco radical, já que todo mundo é, de alguma forma, ex de alguém, certo? Mas pode ser que algumas ex mereçam os mais diversos tipos de esbravejamentos do que outras. Identificamos 5 perfis de ex-namoradas e pedimos para a psicóloga Ana Paula Garini dicas de como lidar com elas.

Confira abaixo e veja se você reconhece - ou já preencheu algum destes perfis:
 
Ex-perseguidora


Ela acompanha todas as atualizações dele nas redes sociais, frequenta os bares que sabe que ele frequenta simulando coincidência, faz questão de manter amizade com todos os amigos e familiares dele (e não os adquiridos durante a relação), às vezes até chega ao cúmulo de se matricular no mesmo curso que ele.

Como lidar com ela

"Geralmente são pessoas bastante controladoras e que não medem esforços para conseguirem o que querem: neste caso, tornar a vida do ex um inferno. Ainda estão extremamente ligadas afetivamente ao relacionamento e talvez necessitem de uma ajuda para colocarem um ponto final".

Ex-fantasma



Você já viu foto, sabe o nome, mas nunca percebeu qualquer tentativa de reaproximação. Às vezes alguém toca no nome, mas como se estivessem falando de um passado distante. Pode até ser que ela mude de calçada se encontrar com o ex na rua, causando constrangimentos para o rapaz.

Como lidar com ela

"É importante ter um espaço na relação onde esta ex saia da posição de fantasma e vire alguém real, porque o desconhecido muitas vezes pode parecer muito mais assustador do que é na realidade".

Ex-dramática



Ela não aceita o fim do relacionamento, manda mensagens cheias de chantagens, faz publicações expondo seu sofrimento nas redes sociais, liga de madrugada bêbada, faz drama com os amigos em comum e adora falar sobre o "abandono" que está enfrentando.

Como lidar com ela
"Com este tipo de ex, provavelmente, será necessário colocar limites, pois o teatro pode acabar expondo não só o ex, como a atual e o relacionamento de ambos".

Ex-dominadora



Não quer mais o relacionamento, mas ainda o controla. Liga para a mãe dele frequentemente para sondar a vida do rapaz, quando acha que ele teve algum comportamento que reprovou (como comentar algum post de uma amiga em comum) manda email ou liga esbravejando, quer saber com quem e desde quando ele está namorando.

Como lidar com ela

"São pessoas bastante invasivas, mas que podem acabar ganhando espaço na família e com os amigos do ex por se mostrar sempre presente, interessada e preocupada. Bater de frente, neste caso, pode gerar uma grande dor de cabeça. Talvez contar o desconforto em tê-la tão presente pode ajudá-la a ir cortanto esse vínculo".

Ex-amiga



Eles namoraram, acabou tudo bem, agora são super amigos. Ela liga para ele pra conversar, dar e pedir conselhos, eles combinam programas com os amigos em comum. Pode ser uma relação saudável se não existir por trás dessa amizade uma necessidade de controle ou tentativa de volta.

Como lidar com ela

"Neste caso o principal a ser feito é perceber como você se sente com esta relação. Você pode ser seu melhor instrumento para decifrar se é realmente uma amizade, ou uma dificuldade em colocar um ponto final".

De maneira geral, a psicóloga clínica Ana Paula recomenda: "independente do tipo de ex namorada que você tenha que enfrentar, o importante é sentir-se confortavél com a situação. Se algo a está incomodando, conversar é sempre uma boa alternativa para resolver qualquer situação".

0 comentários:

Postar um comentário

Cálculo de IMC

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m
End World © 2009 Template by:
DownLivre
▲ Topo