quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que significa nerd e CDF

Muitos denotam certos indivíduos como CDF ou nerd. Mas o que vem a ser o significado desses termos? Embora muitos falem, seja como elogio ou ofensa, são poucos o que sabem o que estão falando.

A palavra Nerd algumas vezes é um termo usado associado ao português CDF, um aluno que estuda muito e tira boas notas, mas normalmente pode se dar duas interpretações à palavra Nerd:

1- termo com conotações pejorativas aplicado a pessoas com inteligência geralmente maior que a média e com alguma dificuldade em se relacionar socialmente.

2- termo "elogioso" (no sentido de ser meio que ironizando o outro significado) para alguém bem interessado num assunto e que sabe o que é importante e não está nem aí pra rótulos e joguinhos de popularidade.
Com relação à origem do termo, Nerd é um termo que é usado, por exemplo, desde o fim da década de 50 no MIT. Já sua "versão" pejorativa parece ter aparecido na década de 60.

Vou tentar detalhar um pouco mais o "conceito".

Nerd "é aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de: a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar". Acho que essa seria um boa definição geral.

Um Nerd não é sempre alguém anti-social (embora muitos sejam), geralmente gosta de computadores (quer trabalhe com eles ou não), videogame e embora muitos tenham a "aparência padrão" de óculos e tal (eu mesmo por exemplo), o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais... tanto faz, tem vários tipos. Não tem um rótulo que dê pra englobar todos.

"Nerds lêem. Nerds pesquisam. Nerds gastam 70% do salário em música. Nerds adquirem conhecimento." Têm um vocabulário maior, ou sabem bastante de história, ou química, ciências em geral ou sei lá mais o que.

Um nerd-padrão (pois como eu disse não dá pra enquadrá-los todos no mesmo saco) tem tesão em conhecer um assunto e em como as coisas funcionam. Geralmente são mais ligados às áreas de ciências e é comum terem desmontado coisas em casa quando pequenos pra ver "o que tinha dentro".

Segundo Paul Graham: "Existe uma forte correlação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Ser esperto parece fazer a pessoa não popular". E eu acho que é bem daí (e do fato de muito nerds terem diferentes graus de dificuldade ou falta de atenção pra relações sociais) que vem a conotação pejorativa.

No geral, um nerd está interessado em fazer o que ele gosta bem. Sua atenção geralmente se volta pra livros ou fenomenos da natureza, não pra festas e moda. Um nerd é um cara empolgado com o que ele gosta!

Segundo a Wikipédia:

Nerd

Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd é muitas vezes excluído de atividades físicas e considerado um solitário pelos seus pares. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.

Etimologia

A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas. Na década de 1960 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões, principalmente físicos e intelectuais, da sociedade tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária. Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem.

Outra possível origem da palavra vem do hábito de alguns estudantes do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português) de chamar alguns alunos de "knurd" (a palavra vem de "drunk", bêbado em inglês, escrito ao contrário). Fazendo uma clara analogia inversa sobre aqueles que não estudam e ficam bêbados em oposição aos que estudam e não se embriagam.

Estereótipo

Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e podem ser muito sociáveis se se sentirem confortáveis no ambiente.

Apesar de serem uma Tribo Urbana, pode ser difícil reconhecê-los no dia-a-dia pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista, porém com um convívio prolongado, é possivel claramente diferenciá-los. Tampouco gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos freqüentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica ou mesmo, preferirem ficar em casa envolvidos em suas atividades).

Sub-grupos
Há muitos 'sub-grupos' de nerds. Dentre eles, destacam-se:

Geeks, em alguns lugares também chamados de tecnonerds, são os nerds cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;

Gamers, os jogadores compulsivos de video games;

Cards Gamers, os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokemon);

RPGistas, os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;

Fanbase ou Fandom, um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como:

Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis;

Star Warriors, do universo de Star Wars;

Trekkers' ou Trekkies, do universo de Star Trek;

Babylon V'ers, de Babylon 5;

eXcers, de Arquivo X;

Battlestar Galactica;

Trekdom;

Potteretes, fans de Harry Potter;

Gaters, do universo de Stargate;

Fanboy;

Fan fiction;

Otaku;

Fanon (fiction);

Fanposter;

No Brasil:

No Brasil, chama-se CDF o indivíduo inteligente que se dedica muito aos estudos. Usa-se a sigla ou acrônimo "CDF" significando "Cabeça-de-ferro" ou "Crânio-de-Ferro" devido aos extensos períodos que fica sentado estudando.

0 comentários:

Postar um comentário

Cálculo de IMC

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m
End World © 2009 Template by:
DownLivre
▲ Topo